O que foi a Escola de Frankfurt? Origem, Pensadores, Consequências

O que foi a Escola de Frankfurt? Entenda o papel da indústria cultural e da teoria crítica

O que foi a Escola de Frankfurt e a Indústria cultural

Mr. Gorbachev, open this gate. Mr. Gorbachev, tear down this wall”. Com essas palavras, o presidente americano Ronald Reagan pedia a demolição do Muro de Berlim. Em 1989, o muro caiu. O capitalismo e os valores do Ocidente pareceram vitoriosos sobre o socialismo. Mas outra realidade quando se estuda o que foi a Escola de Frankfurt e a indústria cultural.

O que você vai aprender neste artigo?

  1. Contexto histórico da Escola de Frankfurt;
  2. O que foi a Escola de Frankfurt;
  3. Como surgiu a Escola de Frankfurt;
  4. Qual foi o objetivo da Escola de Frankfurt;
  5. A influência do marxismo cultural;
  6. A função da teoria crítica;
  7. A Escola de Frankfurt e a indústria cultural;
  8. Resumo das principais características da Escola de Frankfurt;
  9. Principais pensadores da Escola de Frankfurt;
  10. A destruição da família.

Contexto histórico da Escola de Frankfurt

A Escola de Frankfurt está inserida no contexto histórico do século XX. Apesar das duas guerras mundiais, os trabalhadores não se uniram contra seus patrões como Marx previa. Além disso, devido à Revolução Russa, as discussões sobre a implementação de regimes socialistas se fortaleciam. 

A queda do Muro de Berlim não significou o fim das ideias socialistas. Ao contrário, seu aparente fim serviu para estas ideias fortalecerem-se no Ocidente. Não há dúvidas de que os Estados Unidos venceram militarmente, mas a verdade é que o povo americano entregou sua cultura ao inimigo

Todavia, antes de entender o que foi a Escola de Frankfurt, é preciso retomar o socialismo tal qual Marx o concebeu, um aspecto da filosofia de Hegel e as principais características da cultura ocidental.

O socialismo de Karl Marx

Karl Marx defendeu que a sociedade era injusta por explorar o trabalhador. Para vencer essa injustiça, acreditou que a solução estava no método revolucionário. Ele esperava que a classe trabalhadora tomasse o governo à força, com violência, e implantasse a ditadura do proletariado.

Marx descreveu uma ditadura necessária e provisória, que controlaria os meios de produção, até então em posse dos burgueses, a fim de acabar com as desigualdades.

Quando tudo estivesse sob o controle do proletariado, sua ideia era que a sociedade não precisaria mais de governo. Também não haveria mais classes sociais. Este seria o estágio do comunismo.

Em O Manifesto do Partido Comunista, Marx convocou o proletariado a se unir, porque imaginava que os trabalhadores dos vários países europeus lutariam juntos contra o capitalismo.

Ele acreditou que o capitalismo seria o próprio responsável por seu próprio fim e que os operários uniriam forças em uma grande revolução. Nada disso aconteceu e, após as guerras, o capitalismo assumiu outras formas e saiu fortalecido.

Com a Primeira Guerra Mundial, os proletários do mundo não se uniram contra seus patrões, mas sim uns contra os outros. 

A crise do marxismo levantou uma questão:

Quem alienou os trabalhadores?

Segundo Marx, alienado é aquele que abdicou de seus direitos de classe e os outorgou a outrem. É a situação de quem não luta por si mesmo, mas pelos outros.

A civilização ocidental foi culpada.

Tese e antítese em Hegel

O princípio da filosofia hegeliana é que o mal possui uma força criativa. Cada vez que ideias são confrontadas, isto é, teses contra antíteses, surge uma síntese superior, melhorada.

Hegel acreditava que não existe uma verdade absoluta, pronta e objetiva. Sempre haverá embate entre ideias, e uma nova e melhor surgirá como resultado.

Consequentemente, o mundo sempre estará mudando em sua forma de pensar, contanto que as ideias sejam combatidas por opostos, a fim de que surjam novas ideias, as sínteses. Todavia, elas não permanecerão assim, pois aparecerão outras ideias contrariando-as e assim por diante…

A cultura ocidental

O Ocidente é sustentado pelo encontro de Jerusalém, Atenas e Roma. A ética judaico-cristã, a filosofia grega clássica e o pensamento jurídico romano formaram uma única identidade. 

Em suma, a cultura ocidental reconhece uma moralidade objetiva, a relação do homem com Deus, sua essência e seus direitos naturais. 

Mas é suficiente ler alguns autores explicando o que foi a Escola de Frankfurt para perceber que o pensamento que dela surgiu contraria tudo isso.

O que foi a Escola de Frankfurt?

A escola de Frankfurt foi uma escola de pensamento que surgiu sob o nome de Instituto de Pesquisas Sociais na Universidade de Frankfurt, Alemanha. Desde o princípio, foi criada com a finalidade de destruir a cultura ocidental, atacando o capitalismo, a dimensão religiosa da vida e a tradição clássica. 

O marxismo original foi adaptado para que influenciasse o Ocidente e mudasse a cultura por meio das ideias e da linguagem, alterando os hábitos das pessoas.

Os principais pensadores da Escola de Frankfurt eram filósofos ou sociólogos marxistas, como: 

  • Max Horkheimer;
  • Friedrich Pollock;
  • Theodor Adorno;
  • Herbert Marcuse;
  • Erich Fromm;
  • Jurgen Habermas;
  • Wilhelm Reich.

As ideias desses teóricos permanecem vivas nos dias de hoje, sobretudo nas universidades e nas grandes mídias de comunicação. A partir do ensino acadêmico e da formação de novos profissionais, as ideias frankfurtianas permeiam a cultura.

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Como surgiu a Escola de Frankfurt?

Instituto de Pesquisa Social ou Escola de Frankfurt na Alemanha

Antonio Gramsci vira, na União Soviética, os limites da teoria marxista. Foi quando entendeu que era preciso mudar a cultura para implantar nas pessoas a mentalidade socialista. A ele deve-se o marxismo cultural.

Entretanto, restava ainda a necessidade de estudar como implantar o marxismo na mentalidade das pessoas.

Em 1923, Felix Weil, filántropo e acadêmico alemão de origem argentina, fundou o Instituto de Pesquisa Social na Universidade de Frankfurt. Fundou-o conjuntamente com  Georg Lukács, um filósofo marxista. 

A função do Instituto era estudar a civilização ocidental para entender como destruí-la. Efetivamente, sua fundação ocorreu em 22 de junho de 1924, colocando em prática o que no ano anterior eram apenas ideias.

Seis anos mais tarde, em 1930, outro teórico marxista assumiu o cargo de diretor da Escola de Frankfurt, Max Horkheimer, do qual ainda falaremos.

Em 13 de março de 1933, o Instituto frankfurtiano foi fechado pelo governo prussiano, na ausência de seus diretores Max Horkheimer e Friedrich Pollock. Alguns meses mais tarde, o edifício foi expropriado e cedido para a utilização da Liga Estudantil Nacional-Socialista.

  • Leia também sobre os projetos de comunismo mundial da Internacional Comunista, inclusive considerando o Brasil em seus projetos.

Já na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, muitos integrantes judeus da Escola de Frankfurt transferiram-se para Genebra (Suíça), Paris (França) e Nova Iorque (EUA). A mudança compulsória que sofreram foi ocasião para a difusão de suas ideias em outros países.

Qual foi o objetivo da Escola de Frankfurt?

Tratando-se de uma escola de análise e pensamento filosófico, o objetivo da Escola de Frankfurt foi destruir a cultura ocidental a partir de uma ótica marxista

Fundamentalmente, os pensadores de Frankfurt, desenvolveram dois importantes conceitos:

  • Teoria crítica;
  • Indústria cultural.

Ambos os conceitos precedentes envolvem ideias filosóficas com finalidades sociais, isto é, ideias pensadas para serem aplicadas na sociedade. 

  • Entenda como a sociedade pode ser manipulada por meio das estratégias da Janela de Overton.

A influência do marxismo cultural

Os principais pensadores da escola de Frankfurt reconheceram que a teoria marxista tradicional não podia explicar o desenvolvimento das novas sociedades capitalistas, nem impedi-las.

Por considerarem os seguidores de Marx apenas repetidores de ideias, buscaram ir além da defesa do partido e do comunismo.

Somou-se a isso a percepção que tiveram: a revolução não iria atingir o sucesso pleno e mundial que Marx descrevera. Ao menos, não conseguiria pela violência, se fosse causada por guerrilhas ou por governos ditatoriais. 

O marxismo original foi complementado com a psicanálise freudiana, a filosofia existencialista e a filosofia da linguagem.

A própria ideia positivista foi desacreditada. De acordo com os positivistas, o avanço moral da sociedade caminharia lado a lado com o avanço da ciência e da escolarização. Apesar disso, o aumento das tecnologias, do conhecimento e da educação não foi capaz de impedir as guerras.

Era preciso mudar o foco.

Antonio Gramsci

Gramsci foi o pioneiro na compreensão de que era necessário destruir a cultura ocidental em vez de tomar o governo pelas armas. Sua ideia era dominar a cultura sem que a estratégia fosse descoberta. 

A mudança cultural deveria ter aparência de luta pela dignidade e liberdade do homem. Ele defendeu que o início da nova sociedade só aconteceria mediante a mudança interior das pessoas.

Gramsci e a Escola de Frankfurt descobriram que a cultura é, de alguma forma, uma religião exteriorizada.

Consequentemente, o marxismo cultural não envolve a luta armada, mas sim a posse da cultura, de forma que as pessoas passem a enxergar o mundo de forma dividida, como se a história fosse apenas formada por opressores e oprimidos.

Mas como levar as pessoas a abandonar a herança tradicional que haviam recebido?

A função da teoria crítica

Os estudos filosóficos da Escola de Frankfurt ficaram conhecidos como teoria crítica, opondo-se à teoria tradicional. A tradicional foi criada para ser neutra, a crítica para destruir a realidade e reconstruí-la segundo a ideologia marxista.

Tradicionalmente, estudavam-se os conceitos e apenas depois de entender a realidade de forma objetiva e verdadeira, analisava-se quais ações eram necessárias para gerar alguma mudança.

A teoria crítica, ao contrário, critica o máximo possível as condições sociopolíticas e econômicas, focando não a análise da realidade, mas a crítica em primeiro lugar. Na dialética hegeliana, a crítica recebeu ainda mais força.

O importante é criticar o máximo possível, desconstruir, rejeitar, ridicularizar e ocultar o máximo possível dos valores ocidentais. O modo de operar frankfurtiano não é construtivo, é sempre destrutivo.

A religião, a moral, a filosofia grega e até mesmo as teorias marxistas clássicas são atacadas.

A teoria crítica é a politização da lógica. Horkheimer declarava que a lógica não é independente do conteúdo, mas sim que é um instrumento político. Este raciocínio aplicado significa dizer que um argumento lógico apoia a destruição das bases culturais do Ocidente. Por outro lado, se as defende, é ilógico.

Surgiu também a noção do politicamente correto, que despreza o debate aberto e sem censura. Quanto mais o discurso for censurado e impedido de chegar às pessoas, mais facilmente se distorce a realidade para fins ideológicos.

Os principais pensadores da Escola de Frankfurt consideravam que a verdade é algo impossível de ser encontrado. Sendo assim, ensinaram que as ideias precisam sempre estar em choque, como explicado na filosofia de Hegel.

A teoria crítica é ensinada principalmente nas universidades, para que os estudantes aprendam a rejeitar a civilização ocidental e tudo o que ela representa. Acreditam que somente assim o homem será livre e o mundo, um lugar melhor. 

Um problema ainda maior é que os pensadores de Frankfurt não tinham um projeto para ser aplicado após a destruição.

Seguindo os passos de Hegel, esses neomarxistas esperavam que da ruína, do caos, a ordem surgisse de alguma maneira desconhecida.

Para Horkheimer, o objetivo da teoria crítica era:

“…libertar os seres humanos das circunstâncias que os escravizam”.

Escola de Frankfurt e a indústria cultural

Escola de Frankfurt e Indústria Cultural

De acordo com a teoria formulada na Escola de Frankfurt, a sociedade está permeada de uma lógica proposital, que cria um padrão artístico e cultural da mesma forma que uma fábrica produz seus bens em uma esteira de produção.

Os valores tradicionais, capitalistas e burgueses, padronizados, perpetuam-se pela indústria cultural. Tudo o que é produzido destina-se a sustentá-los.

As relações trabalhistas consolidadas por anos, somadas aos meios de comunicação, dizem os frankfurtianos, manipula a população sem que esta perceba.

Theodor Adorno e Max Horkheimer defendiam que esta é uma das maneiras utilizadas pela cultura capitalista para dominar a sociedade. 

Por tudo isso, a indústria cultural é uma forma do capitalismo manter as pessoas alienadas, produzindo uma cultura que não resolve as injustiças sociais entre as classes.

Os pilares da indústria cultural são basicamente três:

  • Cultura erudita;
  • Cultura popular;
  • Cultura de massa.

A erudita é produzida por uma elite cultural, refinada, com alto valor estético e mais elaborada. Para os pensadores de Frankfurt, deveria ser preservada e usada como meio para atingir as camadas intelectuais com ideias marxistas.

A popular também é considerada autêntica. Está vinculada às culturas tradicionais intuitivas, vividas pelo povo, sem refinamento técnico. Igualmente, é um meio para garantir que a desconstrução ocidental alcance as camadas populares.

A de massa é considerada inautêntica, porque é entendida como o resultado da fusão dos elementos capitalistas. Segundo os teóricos de Frankfurt, ela é pensada para perpetuar o domínio burguês em todas as classes sociais. 

A função da cultura de massa é entreter as pessoas para que se distraiam dos verdadeiros problemas. Por esta razão, deve ser destruída e o instrumento para tal é a crítica.

A dialética de Hegel é o meio de combate, para que por meio dele surja algo melhor. 

Na Escola de Frankfurt, considera-se que os trabalhadores não se uniram contra aqueles que os oprimiam porque estavam embebidos da cultura de massa, que os impediu de lutar.

A conclusão a que esses pensadores chegaram é que a militância, a revolução cultural e uma nova educação artística seriam fundamentais para a libertação da opressão que atinge a sociedade.

Resumo das principais características da Escola de Frankfurt

As principais características da Escola de Frankfurt são:

  1. Influência marxista com reformulações da psicanálise, linguística e existencialismo;
  2. Inspiração de teóricos marxistas como Marx, Gramsci, Sartre, Hegel, Freud, Lukács, Kant e Weber;
  3. Finalidade de destruição da cultura ocidental;
  4. Oposição ao sistema capitalista, ao Cristianismo, à filosofia grega e ao direito romano;
  5. Instrumentalização da ciência para uso ideológico;
  6. Relativismo;
  7. Difusão do pensamento crítico pelas mídias, livros, escolas e universidades;
  8. Adoção do hegelianismo, que busca o poder criativo do mal;
  9. Libertação do ser humano pelo prazer, educação, arte, militância e revolução cultural;
  10. Adesão ao antipositivismo, anticonservadorismo, teoria crítica e indústria cultural;
  11. Tática de alteração da cultura de forma não imediata, mas lenta e gradativa ao longo de gerações.

Principais pensadores da Escola de Frankfurt

Principais pensadores da Escola de Frankfurt como Adorno e Horkheimer
  • Max Horkheimer (1895-1973): filósofo e sociólogo. Junto com Adorno, desenvolveu o conceito de Indústria Cultural, presente no livro A Dialética do Esclarecimento;
  • Theodor W. Adorno (1903-1969): filósofo, sociólogo e músico. Autor dos livros Dialética Negativa e A Ideia de História Natural. Defendia a educação como forma de emancipação do sujeito;
  • Friedrich Pollock (1894-1970): filósofo, sociólogo e economista. Foi cofundador do Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt. Seus trabalhos mais proeminentes estudaram as relações entre capitalismo e Estado;
  • Herbert Marcuse (1898-1979): sociólogo e filósofo. Dedicou-se a apontar as relações entre capitalismo e sexualidade, bem como as questões que envolvem raça e exclusão social;
  • Erich Fromm (1900-1980): psicanalista, filósofo e sociólogo. Utilizou bases do pensamento marxista aliadas aos elementos da psicanálise. Em seus trabalhos, analisava as relações sociais, a família e outros elementos que interferem na formação da pessoa;
  • Jürgen Habermas (1929): filósofo e sociólogo ainda vivo. Integrou a segunda geração da Escola de Frankfurt. Seus trabalhos analisam as relações entre política, comunicação, linguagem e discursos.

Max Horkheimer e Theodor W. Adorno

Horkheimer e Adorno se empenharam em convencer os americanos de que eles próprios eram os grandes fascistas da história. Juntos, escreveram o livro A Personalidade Autoritária.

A intenção da obra era atrelar a civilização ocidental ao fascismo, fazendo crer que o capitalismo, a civilização ocidental e o Cristianismo eram a fonte do mal.

A difusão dos propósitos da Escola de Frankfurt encontrou apoio na criação de um inimigo. 

Os americanos eram fervorosos defensores da liberdade e fortemente contrários ao fascismo. Por esta razão, levá-los a crer que tinham atitudes fascistas na própria cultura era o caminho para mudar seus pensamentos e hábitos.

A América começou a ver em seus valores mais ricos, os mesmos que os fortaleciam diante do mundo, símbolos de autoritarismo que deveriam acabar. 

O livro A Personalidade Autoritária inclusive apresentou os graus que marcam os traços fascistas em cada pessoa.

  • Entenda melhor como esse projeto deu certo nos Estados Unidos. Assista à trilogia O Fim das Nações. Nela, é retratado o que aconteceu com os americanos por receberem tais ideias.

Friedrich Pollock 

Pollock elaborou a vertente econômica do projeto da teoria crítica e ficou conhecido por seus estudos sobre o capitalismo de Estado.

Em 1941, em seu livro State capitalism: its possibilities and limitations, defendeu que vários países da Europa e os Estados Unidos estavam transitando do capitalismo privado para o capitalismo de Estado.

Neste novo modelo, o mercado foi retirado de sua função de coordenador da produção e da distribuição. O substituto foi o Estado. Por esta razão, os meios econômicos foram substituídos pelos meios políticos. 

O capitalismo de Estado, segundo Pollock, pode ser totalitário, como o nacional-socialismo; ou democratico, como na América. De qualquer forma, o poder político sobrepõe-se à economia.

Philipp Lenhard, editor das obras reunidas de Pollock na Alemanha, considera que “a teoria do ‘capitalismo de Estado’, também chamada mais tarde de ‘mundo administrado’ ou ‘capitalismo tardio’, marca o verdadeiro início da teoria crítica”.

De acordo com Pollock, abandona-se, assim, uma era predominantemente econômica para se alcançar uma era predominantemente política.

Herbert Marcuse

Herbert Marcuse escreveu Eros e Civilização na década de 50. Nesta obra, traçou um programa de revolução hippie, sexual e a estratégia pacifista.

Ele uniu os pensamentos de Marx e Freud e alcançou, como conclusão, a tese de que o americano é agressivo porque reprime o sexo. Ora, a solução proposta por Marcuse, diante desse resultado, foi abandonar os tabus sexuais.

Segundo ele, o homem faz guerra por causa de sua agressividade, resultante de não fazer sexo. Logo, se fizesse sexo sem restrições, seria menos agressivo e não provocaria guerras.

Marcuse escreveu que a repressão sexual era um instrumento de manutenção do capitalismo. Não foi à toa que a revolução hippie foi fruto de seu pensamento. O slogan “Paz e Amor” torna-se autoexplicativo nesse contexto, bem como “Faça amor, não faça guerra”.

Com os jovens vivendo os prazeres de forma livre e sem impedimentos, seriam mais pacíficos e não fariam guerras, levando o sistema capitalista à ruína. O mesmo aplica-se às intenções de Woodstock.

A Escola de Frankfurt buscou realizar a revolução marxista alterando a forma das pessoas lidarem com sua sexualidade. O problema era o pressuposto de que, com o fim da moral sexual, o que surgiria seria melhor.

A transgressão dos jovens foi acompanhada pelo uso de drogas, em altas doses. A realidade foi a da doença e da depressão, do vício, do hedonismo e, no pior dos casos, a perda do sentido da vida.

Sobre estas consequências, veja os artigos sobre:

Erich Fromm

A partir do final da década de 1920, ele representou um socialismo democrático e humanista influenciado principalmente por Freud e Marx.

Suas contribuições foram maiores no que ficou conhecido como psicanálise humanística. Abordou o que considerava ser as necessidades básicas do ser humano: a de liberdade e a de pertencimento. 

A partir disso, descreveu as possíveis personalidades das pessoas, os tipos receptivos, exploradores, acumuladores, marqueteiros, necrófilos e produtivos. Segundo Fromm, apenas os produtivos eram autênticos por saberem cuidar da própria autoestima antes de cuidar dos outros.

Outro tema sobre o qual escreveu foi sobre o fardo da liberdade, que vem carregada de limitações, dores e sofrimento.

Dissertando sobre os dilemas humanos, explicou que as pessoas sofrem por pensarem sobre a morte, por buscarem uma autorrealização impossível e por se sentirem isoladas. 

Como humanista socialista, apresentou um trabalho menos sofisticado entre os colegas participantes da Escola de Frankfurt. 

A tudo isso chamou de dicotomias existenciais, que muitos resolvem pensando que existe uma vida após a morte, como forma de significar a vida. 

Jürgen Habermas

Seu conteúdo filosófico não foi tão preponderante como o dos demais. Sua importância é ancorada no fato de que foi o diretor da propagação do marxismo cultural nas universidades alemãs. 

O sucesso foi alcançado já na década de 50. O que já dominava a Alemanha Oriental alcançou a Ocidental com dinheiro do governo e de organizações milionárias.

Em sua produção teórica, o que mais se destacou foi sua distinção entre pensamento propositivo racional e o pensamento comunicativo

O primeiro seria um pensamento lógico dirigido a um fim para produzir resultado definido. O segundo seria baseado na busca de um vago consenso de harmonia entre as pessoas.  

Habermas e todos os outros pensadores que criaram ou participaram da Escola de Frankfurt, apesar de focos em áreas de estudo diferentes, tinham o mesmo objetivo: destruir o modelo de família ocidental.

A destruição da família

Destruição da família e marxismo cultural

Para o pensamento marxista, a família é uma instituição burguesa que perpetua valores opressores. A família é uma entidade que cria os filhos de forma autoritária, gera adultos submissos, obedientes e dependentes. 

Ela precisa ser extinta, porque impede a revolução, já que se baseia na propriedade privada, na opressão patriarcal e na ética social burguesa.

  • O problema da propriedade é que ela passa para os herdeiros e não é dividida entre os que não tem propriedades, o que mantém a desigualdade;
  • O problema da dita opressão patriarcal é que ela institui a desigualdade entre homens e mulheres;
  • O problema da ética sexual burguesa é que ela considera o matrimônio somente entre o homem e a mulher.

Em suma, a família replica o fascismo por causa do que ensina, como foi explicado. Baseando-se nesses pensamentos, a Escola de Frankfurt entendeu onde deveria atuar para desfazer a educação que os filhos recebiam em casa.

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A instrumentalização das universidades

Para controlar a cultura, é fundamental controlar a linguagem e as ideias. Disso decorre a infiltração nos canais institucionais, como a mídia e a educação.

  • Se você ainda não conhece a Janela de Overton, leia sobre ela. Trata-se de uma estratégia de manipulação da opinião pública.

Como a revolução cultural deve ser lenta e gradual, passando a impressão de naturalidade, o melhor caminho seria formar profissionais para as gerações futuras. No Brasil, por exemplo, há décadas dominando o sistema de ensino e a mídia, o pensamento socialista já possui hegemonia cultural.

  • Isso está presente na educação, com o método de Paulo Freire. Veja mais sobre isso na trilogia Pátria Educadora.

Pela política, alcançou-se a dominação de espaços e da classe falante: jornalistas, cineastas, psicólogos, padres, juízes, políticos e escritores.

O ensino nas escolas e faculdades está vinculado ao projeto de destruição da família. Para tirar a autoridade dos pais, é preciso ensinar de modo diferente do deles em todos os níveis de ensino; é preciso reprogramar a sociedade.

Por meio de uma educação controlada, consegue-se um ensino igual, que exclui o pensamento independente.

Estudantes em todo o país aprendem sobre política em sala de aula, mas não o conteúdo em si. Aprendem a criticar os governos que se opõem ao socialismo e consideram um inimigo quem os defende. 

O debate com opositores das ideias marxistas não é incentivado, antes evitado. Quem pensa de forma contrária deve ser denunciado, acusado, mas não ouvido.

Já tendo percebido o que foi a Escola de Frankfurt, não é difícil perceber o abandono da tradição grega, patrística, escolástica e até a moderna. Aristóteles, São Tomás de Aquino e até mesmo modernos como Hegel, Fichte, Schelling e Goethe foram deixados de lado.

Nenhuma dessas filosofias seria necessária se as regras do “pensamento correto” da Escola de Frankfurt fossem seguidas. 

Combate à religião

O Cristianismo representa, para os pensadores de Frankfurt, uma ameaça, porque mantém a crença na ficção chamada Deus, que mantém as pessoas alienadas.

Ter uma religião, suportar o sofrimento e esperar uma vida melhor após a morte deveriam ser atitudes e crenças intoleráveis. O modo de vida baseado na fé foi considerado distração à miséria causada pelo capitalismo.

Na Escola de Frankfurt, não é Deus, mas sim o homem o ser que merece reverência. Segundo seus teóricos, o homem é um produto da natureza como todos os outros animais, sem espiritualidade, mas igualmente guiado por seus instintos mais básicos.

Quanto à moralidade como a religião a ensina, havendo certo e errado objetivos, bem como verdade e mentira objetivas, foi considerada inexistente. Bom é o que favorece a revolução, mau o que a atrapalha.

Isso leva a outra consequência.

Descriminalização do crime

Desacreditar na moralidade, no livre-arbítrio e na responsabilidade do homem foi a base teórica para descriminalizar o crime. Habermas foi um dos pensadores que defendeu que o homem é produto da sociedade.

Somou-se a essa, outra crença: é inevitável que o ser humano se comporte segundo seus instintos animais e ceda a tendências consideradas criminosas. No entanto, a culpa é do sistema capitalista que o tornou assim, não dele mesmo. 

Esta é uma das origens do pensamento de que o criminoso não é culpado, sendo, na verdade, vítima da sociedade.

Quem se arvora em estudar o que foi a Escola de Frankfurt encontra esses raciocínios sobre a cultura. A promessa era a de que se alcançaria liberdade, justiça e igualdade.

Mas não foi revelado como conseguir nada disso, porque o foco dos pensadores de Frankfurt é desconstruir, não construir. 

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre o que foi a Escola de Frankfurt?

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18 comentários

  1. Erick Marques Sales

    Certa vez, tive de fazer um “trabalho cientifico” sobre Industria Cultural. Como sempre, meu professor de filosofia, ficou em estado de choque devido o que eu havia apresentado:
    Para mim, “[…] a Primeira Guerra Mundial, significou uma crise teórica para o Marxismo Clássico. Sendo assim, os marxistas começaram a questionar quem havia alienado os trabalhadores, já que na linguagem marxista, o alienado é o indivíduo que renunciou os seus direitos de classe e próprios para transferi-los a outra classe, ou seja, o trabalhador aliena (cede) os seus direitos ao sustentar um capitalista com seu trabalho, portanto ao parar de lutar pelos seus direitos de classe, ele está alienado por estar servindo a uma outra classe. Quem então alienou o trabalhador? A resposta encontrada por eles foi a seguinte: “A Civilização Ocidental”. Portanto, para os teóricos da Escola de Frankfurt, o mundo caminha “mal” não por causa de nossas ações, mas porque ele, o mundo, está estruturado de forma má, ou seja existe um sistema que precisa cair e este “sistema” é a Cultura Ocidental” — Trecho do Trabalho Cientifico – 2º Ano do E.M.
    Além disso, eu havia refletido como as antes milenares e sólidas instituições formadas pela família e pela igreja, passou a ser lugar de infiltração e combate cultural.
    Foi uma loucura… No fim das contas, o professor saiu da “casinha”, e tive que fazer um comentário sobre o Artigo “Orientalismo, Interpretação, e o Estudo da Filosofia Indiana no Ocidente” (https://www.redalyc.org/pdf/1053/105345260011.pdf), para mostrar-me o quanto a minha visão estava equivocada e que, é a Civilização Ocidental que tem o desejo de destruir a Oriental. “Nada convincente…”
    Obrigado pelo excelente trabalho e por estes maravilhosos artigos, Brasil Paralelo!

  2. ana luiza

    ótimo artigo BP não vejo diferença de Frankfurt para as escolas de hoje. Obrigada por responder meu comentário, fiquei muito feliz. Sem querer intrometer no trabalho de vocês nem dizer o que devem fazer, mas quando eu li o artigo sobre a escravidão no Brasil pensei, bem que a BP podia fazer um artigo falando sobre o racismo reverso, já escutei na escola várias vezes que isso não existe, mas a verdade é que existe sim. Obrigada mas uma vez, que vocês continuem abrindo a mente dos brasileiros.

  3. Carlos

    Artigo muito importante. Se analisarmos, todo o pensamento da Escola de Frankfurt é refletido no contexto geral da sociedade atual. Parabéns pelo artigo. Espero que essas informações tenham o alcance e um entendimento muito grande.

  4. Daniel Guillize

    Parabéns, Artigo MUITO BOM!
    Cheguei neste artigo, apesar de já conhecer o BP, estudando o Livro “Grande Hotel Abismo”. E cheguei no livro para entender o quê Adorno e seus amigos queriam…
    Tudo começou após eu ler em um site “cristão” uma frase bonitinha de Slavoj Zizek. Comentei a postagem, perguntando a razão de em um site “cristão” citar esse filósofo neomarxista stalinista. Fiquei mais intrigado com a resposta: Bloqueio imediato com direito ao comentário deletado, mas não bloqueado de ler as postagens.
    Mais tarde, dias depois, colocaram frases bonitinhas de Adorno, e um artigo, razoavelmente bem escrito, e com referências.
    Aí que comecei a ficar “P” da vida….
    Comecei a perceber que o site, se apresentando como cristão (“nome da denominação” + o qualificador “de esquerda” ), estava na verdade fazendo a militância e desconstrução da própria entidade.
    Colocaram como revolucionários os ladrões na cruz, apoio aberto ao aborto, apoio à ideologia de gênero… enfim, todas as pautas que conhecemos…
    Minha conclusão: É impossível este site ser ingênuo, juntamente com seus administradores. Nos bastidores, com certeza, há pessoas que sabem exatamente o que estão fazendo.

    Parabéns, mais uma vez. Somente desnudando essas teorias é que poderemos ter esperança nesse mundo… caso contrário iremos ao caos

  5. Ricardo

    Maravilhoso! Obrigado Brasil Paralelo. Graças ao excelente trabalho de vocês eu pude ter respostas para tantos questionamentos que me fazia ao notar tantas mudanças culturais de uns tempos para cá. Acompanho o trabalho de vocês há um tempo, vi todos os documentários e em breve me tornarei membro. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Deus os abençoe!

  6. Adalberto Cardoso

    Artigo muito bom, esclarecedor das mudanças no nosso atual sistema de ensino maquiado por Ideologias em todos os níveis de formação.

  7. Leandro Guedes dos Santos

    Se o funk vulgar é cultura de massa e a escola de Frankfurt critica a cultura de massa, então a escola de Frankfurt(esquerda) é a favor da musica erudita e contra a musica popular degradante.
    Se não há nenhum equívoco no que eu disse acima, então, no quesito música, direita e esquerda se alinham.
    Fico no aguardo de contribuições a este leigo aprendiz.

    1. Redação Brasil Paralelo

      Oi, Leandro! É importante ressaltar que a Escola de Frankfurt é uma instituição com vários pensadores ao longo de vários anos. Dentre eles, Theodor adorno. A pessoa dele se alinha à direita neste aspecto da música, da cultura. Ele, Adorno, foi mais conservador neste aspecto. Mas isso não significa que a direita e esquerda se alinham. É apenas um aspecto de um autor específico.

      Outro recorte mostra que direita e esquerda não se alinham. Por exemplo, os que defenderam o desconstrucionismo francês e os de Maio de 68 da Sorbonne defendiam que a função da arte é destruir a sociedade em que vivemos, destruindo valores.

  8. Leandro Guedes dos Santos

    Obrigado pelos esclarecimento. Assisti o documentário “primeira arte” e aprendi muito sobre a importância da arte elevada como fator civilizatório e enobrecedor.
    O terceiro capítulo do documentário em algum momento fala da indústria cultural de massa, que me pareceu ter sido responsabilizada pela decadência da arte musical atual. Fiquei confuso em saber quem é responsável pela essa industria cultural de massa.
    Seria o neoliberalismo que permite o lucro a qualquer preço, inclusive permitindo musicas degradantes, ou a cultura de massa seria fruto de uma ideologia esquerdista que busca romper com um eurocentrismo conservador? Ou será se a popularidade da música vulgar não se dá por nenhum vilão especifico, mas apenas representa a livre expressão de uma sociedade semicivilizada, muito apoiada nos seus instintos sensuais?
    Agradeço o diálogo.

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