O que é a BRASIL PARALELO?

O que é a Brasil Paralelo?

Somos uma empresa de mídia, privada e 100% independente. Produzimos séries, documentários e filmes gratuitos, envolvendo principalmente História, Filosofia e Política. Não recebemos nenhum dinheiro público, de nenhuma maneira, nem diretamente, nem com leis de incentivo, nem com empréstimos de bancos públicos.

A missão da Brasil Paralelo é resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros, e o entretenimento é uma das principais ferramentas para esse resgate. Nossa orientação é sempre a verdade histórica, ancorada na realidade dos fatos e somos contrários à ideologização em produção de conteúdo. 

Já são mais de 50 documentários que alcançaram milhões de brasileiros.

Desde 2016, nossas produções apresentam versões da história do Brasil e da política brasileira que tinham pouco ou nenhum espaço nos meios de comunicação da velha mídia e nas instituições de ensino.

Qualquer pessoa pode publicar ou transmitir nossos documentários em qualquer lugar. Quase todos os dias recebemos fotos e relatos de algum evento em que um filme nosso foi transmitido, seja num grupo de estudos, em alguma praça pública ou em universidades.

O conteúdo que a Brasil Paralelo produz quebra a hegemonia das perspectivas de mundo instrumentalizadas por partidos e ideologias que querem ir contra a verdade, contra a realidade, a fim de sustentar sua própria visão.

Toda a equipe da BP aceitou entrar na batalha pelos corações que é travada na Internet. 

A necessidade de resgate de conhecimento é grande no Brasil, a educação brasileira é de péssima qualidade e essa demanda é latente. Além disso, as novas tecnologias de distribuição de conteúdo através da internet permitem novos modelos de negócio de mídia, muito mais eficientes e muito mais baratos. 

Por isso, cuidados com o máximo de dedicação para que nossas produções tenham qualidade artística e cinematográfica. 

Assim, democratizamos um tipo de conteúdo antes restrito a pequenos núcleos intelectuais.

Por que o nome Brasil Paralelo? O que significa?

O nome Brasil Paralelo não tem nada a ver com uma proposta para o Brasil. Não somos nenhum movimento político. Somos, inclusive, apartidários, apesar dos ataques que recebemos e de inúmeras “fake news” dirigidas contra nós.

O nome é uma referência a um modo de agir, totalmente independente do estado. Afinal, duas retas paralelas nunca se encontram.

A verdade contra a ideologia

Quando um tema importante é ensinado de forma ideológica, num primeiro momento obtêm-se resultados alinhados à ideologia. Porém, num momento seguinte, as pessoas começam a se questionar sobre as informações que recebem e sobre quem entrega o conteúdo.

Quando isso acontece, surge uma demanda pela verdade. 

A realidade objetiva é sempre mais completa e com mais nuances do que a narrativa ideológica, que não passa de um recorte que tem uma intenção. Nesse caso específico, o agravante notado está em usar o tema como uma espécie de mito fundador de grupos políticos revolucionários do país.

Nós somos contra a ideologização na produção de conteúdo. Quando você acredita que a verdade existe e se propõe a investigá-la, qualquer ideologia, por mais bonita e atraente que seja, em algum momento acaba se desmontando, provando-se limitada.

De onde vem o dinheiro da Brasil Paralelo?

Nossa audiência é formada por brasileiros comuns de todos os estados. Os que se tornam assinantes financiam o nosso trabalho porque amam a verdade, amam o Brasil e já se cansaram de ser reféns da velha mídia.

Os assinantes tornam-se membros da Brasil Paralelo, acessando conteúdos exclusivos e fazendo formações por meio de cursos especiais do Núcleo de Formação. Oferecemos cursos de história, economia, filosofia, ciência política, arte e educação. 

Além disso, acessam materiais exclusivos, recebem versões estendidas das nossas produções, e assistem às entrevistas completas com grandes professores, escritores, filósofos, jornalistas e cientistas políticos, dentre outros.

Todos os nossos membros orgulham-se do trabalho que realizamos para a audiência externa e têm a consciência de que estamos melhorando a cultura do Brasil.