Qual a importância da cultura para a sociedade?

O que é cultura? Qual sua importância?

qual a importância da cultura

“Cultura não é apenas aquisição de conhecimento, mas é também a formação de uma personalidade ao mesmo tempo arraigada na realidade histórico-social concreta e capaz de intelectualmente transcendê-la”. 

Essa frase é do filósofo Olavo de Carvalho: ele apresenta a cultura como um conjunto de símbolos presentes na história de uma sociedade. Mas afinal, o que é cultura? Qual sua importância?

Índice de Conteúdo

  1. O que é cultura?
  2. Qual é o papel da cultura?
  3. Qual a importância da cultura para a identidade de um povo?
  4. Por que o estudo da cultura é importante?

O que é cultura?

A cultura é um conjunto de expressões humanas do universo simbólico que têm seu sentido socialmente compartilhado por um grupo, a ponto de essa construção agregar-se como parte do ser daquela comunidade. É a própria identidade de um povo, de uma nação, de uma sociedade.

Pode ser considerado cultura de um povo:

  • hábitos;
  • crenças;
  • leis;
  • conhecimentos;
  • artes;
  • moral;
  • costumes.

O homem, enquanto animal racional, que consegue discernir o certo do errado, a moralidade da imoralidade, o bem do mal, é capaz de produzir tradições e comportamentos que se consolidam enquanto cultura.

Em outras palavras, a cultura é uma herança social de uma comunidade que se transmite a seus descendentes e à toda a humanidade, um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações.

Para Edmund Burke, o conceito de cultura está intimamente ligado à ideia de política e a construção da nação:

“Uma nação não é só uma ideia de extensão geográfica e de momentânea acumulação de indivíduos, mas uma ideia de continuidade que se prolonga no tempo, em números, no espaço. E não se trata da eleição de um dia ou de um grupo de pessoas, nem de uma eleição tumultuada e inconstante. É sobretudo uma deliberada seleção de tempos e gerações; uma constituição feita pelo que é dez mil vezes melhor que certa mera eleição: porque está formada por circunstâncias peculiares, por ocasiões, temperamentos e disposições, por costumes morais, civis e sociais das pessoas, que se vão revelando ao longo do tempo. É uma vestimenta que se adapta por si só ao corpo. Não é um preceito de governo fundamentado em preconceitos cegos e sem sentido. Porque o homem é, ao mesmo tempo, o ser mais sábio e mais ignorante. O indivíduo pode ser idiota; a massa é idiota também, quando age sem deliberação. A espécie, porém, é sábia; e quando, como espécie, se lhe concede o tempo necessário, quase sempre atua de maneira adequada”.

Sendo um elo de continuidade para os povos, qual a importância da cultura?

Qual é o papel da cultura?

diversas formas de cultura

A cultura serve como tradição ou herança de um grupo ou de um povo que orienta seu comportamento, suas ações e expectativas na convivência em sociedade, entre si ou com culturas distintas.

  • A Cultura Ocidental se assenta sobre três pilares: a filosofia grega, o direito romano e a fé católica. Saiba mais sobre essa cultura.

Entende-se, portanto, que a cultura é construída a partir das ações e interações sociais. As pessoas, fazendo parte de uma sociedade, interagem umas com as outras, trocando idéias, conhecimentos, crenças, e de um tal relacionamento deriva a cultura desse povo. 

Juntos, constroem uma história de vida, onde hábitos e costumes, manifestações, expressões e sentimentos se inserem, identificando cada componente dessa sociedade e influenciando o seu modo de viver e de ser.

Cultura e educação, portanto, são elementos que fundamentam a socialização das pessoas, a formação moral e intelectual do indivíduo.

O saber, a moral e os comportamentos sociais guardam relação com a cultura: eles se apoiam nela.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

  • Veja a opinião do filósofo Olavo de Carvalho sobre qual o papel da cultura numa sociedade:

“Criar e selecionar valores é a função da cultura, da qual faz parte a filosofia política. A cultura, se não tem iniciativa própria, independente do mercado e do Estado, não é cultura de maneira alguma: é apenas propaganda. Fazer abstração dos princípios e valores, deixando-os por conta do mercado, é o mesmo que entregá-los à mercê do Estado, que não tem a menor dificuldade de tornar-se, quando quer, o maior comprador e vendedor de tudo”. 

  • Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.

Qual a importância da cultura para a identidade de um povo?

cultura regional no brasil

A cultura é um dos principais elementos que constituem a identidade de um sujeito e sua inserção num povo, numa comunidade ou nação, é um elemento de coesão do grupo e distingue-os dos demais no mundo.

É a cultura que singulariza um grupo diante do mundo, como por exemplo, os indígenas que preservam o hábito de viver em tribos e os japoneses que usam hashis em suas refeições, em vez de talheres.

  • Você sabia que índios brasileiros até hoje matam seus filhos indesejados? Conheça a prática do infanticídio indígena, que alguns defendem por considerar um ato cultural.

As raízes culturais de um povo são primordiais para preservar suas origens, para afirmar sua identidade e seu pertencimento à sua região.

Essas raízes culturais, sociais e familiares são elemento de importância na formação da identidade e da personalidade do indivíduo.

Nada disso impede um povo de buscar aprimorar sua cultura, buscar inspiração, técnicas e melhorias em outras culturas. Assimilações que trazem melhores padrões de vida não invalidam uma cultura e podem até fortalecê-la. 

Objetivamente, há culturas que granjearam mais progresso do que outras, podendo assim compartilhá-lo, não para anular a cultura cujo desenvolvimento é menos evidente, mas para ajudá-la.

  • Torne-se Membro do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo para ter acesso ao Núcleo de Formação. Você terá conteúdos exclusivos de todos os documentários e acesso a dezenas de cursos sobre história, filosofia, economia, arte e educação. Aprenda com os grandes pensadores da humanidade e receba conteúdo inédito todos os meses.

Ao compreender a importância da cultura e seu significado para a história de um povo, seu estudo se faz necessário.

Por quê o estudo da cultura é importante?

importância da cultura brasileira

“Língua, religião e alta cultura são os únicos componentes de uma nação que podem sobreviver quando ela chega ao termo da sua duração histórica. São os valores universais, que, por servirem a toda a humanidade e não somente ao povo em que se originaram, justificam que ele seja lembrado e admirado por outros povos. A economia e as instituições são apenas o suporte, local e temporário, de que a nação se utiliza para continuar vivendo enquanto gera os símbolos nos quais sua imagem permanecerá quando ela própria já não existir.

Mas, se esses elementos podem servir à humanidade, é porque serviram eminentemente ao povo que os criou; e lhe serviram porque não traduziam somente suas preferências e idiossincrasias, e sim uma adaptação feliz à ordem do real. A essa adaptação chamamos “veracidade” — um valor supralocal e transportável por excelência. As criações de um povo podem servir a outros povos porque elas trazem em si uma veracidade, uma compreensão da realidade — sobretudo da realidade humana — que vale para além de toda condição histórica e étnica determinada” (Olavo de Carvalho).

Para o filósofo, a cultura, além de símbolos de uma determinada identidade de um povo, representa valores, conhecimentos e aprendizados de caráter universal, que foram moldados em uma circunstância específica e podem servir de experiência a todos aqueles que se empenharem nesse estudo.

A boa cultura produzida pelos povos, é uma herança para toda a humanidade.

  • O estudo feito da maneira correta pode levar o homem à vida intelectual. Leia esse artigo e veja como passo a passo.

Portanto, a importância da cultura e do seu estudo envolve a compreensão dos símbolos que vários povos, indivíduos e civilizações deixaram registrados na história humana.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre qual a importância da cultura?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *